ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

Anil recebe o “Favela com Dignidade” e faz mais de 1.400 atendimentos

favela com dignidade anil 830px
Ação na comunidade do Canal do Anil – Divulgação

Mesmo sob chuva, o programa Favela com Dignidade levou serviços da Prefeitura à comunidade do Canal do Anil, em Jacarepaguá, neste sábado (02/04). Ao todo, 26 secretarias e órgãos públicos fizeram 1.433 atendimentos à população.

Houve oferta de vagas para emprego e cursos com bolsa, credenciamento para o programa Casa Verde e Amarela, inscrição no Cadastro Único e encaminhamento para retirada de documentos, além da inauguração de mais um ponto do projeto Recicla Comunidade. A iniciativa representa um reforço na renda da população e do comércio local, sem contar que vai retirar toneladas de resíduos recicláveis da bacia lagunar de Jacarepaguá.

Foram cadastrados 150 moradores e mais de 20 comércios como mercados, padaria, bares e bazares para atender a população que poderá usar seus créditos para pagar contas, fazer compras e até colocar crédito no celular.

Durante o Favela com Dignidade no Anil, o projeto Turistando levou 14 moradores para uma visita guiada ao Museu do Pontal. Houve ainda oferta de vacinas contra a Covid-19 e vagas na rede do município para o combate à evasão escolar.

– De forma integrada, temos que trazer serviços para melhorar a vida da população, principalmente depois das fortes chuvas de ontem e desta madrugada que castigaram a cidade e também aqui no Anil – disse a secretária de Ação Comunitária, Marli Pecanha.

Ao lado do presidente da Associação de Moradores, Fabio Franque, Marli reuniu técnicos das secretarias de Conservação, Habitação e Assistência Social para visitar as áreas inundadas e discutir com moradores a remoção de aterros na beira do canal que assoreiam o rio e acabam contribuindo para as enchentes na região.

O Programa Favela com Dignidade

Lançado em 2021 pela prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Especial de Ação Comunitária (SEAC), o programa tem o objetivo de levar serviços da Prefeitura às favelas cariocas, em parceria com outros órgãos municipais. O programa abriga três projetos: Turistando com a comunidade, Casa Carioca e Recicla Comunidade.

O programa Turistando com a comunidade dá ao morador a oportunidade de conhecer a cidade onde mora, com visitas guiadas dentro e fora das favelas. Enquanto o Casa Carioca tem como finalidade melhorar as unidades habitacionais que ofereçam risco à saúde. Aberturas de janela para maior circulação de ar e instalações sanitárias são alguns exemplos de melhorias imediatas que serão proporcionadas pelo projeto.

Já o Recicla comunidade reforça a renda da população por meio da cadeia produtiva da reciclagem. O morador leva o material (plástico, vidro, alumínio, ferro, papelão) ao Centro de Apoio para Reciclagem (CAR) instalado na comunidade e recebe em troca um cartão com dinheiro creditado, que poderá ser usado no comércio local.