ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

Cidade de Deus recebe o programa Luz Maravilha

A Cidade de Deus recebeu nesta quinta-feira (25/02) a modernização da iluminação pública do bairro por meio do Programa Luz Maravilha. A substituição de luminárias antigas por novas de LED será feita em todas as vias públicas da comunidade. Ao todo, serão 2.049 pontos de luz modernizados no local.

Programa Luz Maravilha
Serão instaladas 450 mil luminárias de led – Marcelo Piu / Prefeitura

⁃ Mais uma comunidade iluminada. Auto-estima e sensação de segurança para essas pessoas – contou a secretária de Infraestrutura, Katia Souza.

A Rioluz, ligada à secretaria de Infraestrutura, já atendeu diversas localidades desde o início de janeiro. Até o momento, os bairros da Zona Oeste que são identificados com baixo IDH têm sido contemplados, como: Muzema, Jardim Clarice, Camorim, Curicica, Antares, Barro Vermelho e Urucânia. Outro local que também recebeu essa novidade foi a Avenida das Américas nas proximidades do terminal Alvorada.

⁃ O Luz Maravilha chegou para iluminar a vida dos cariocas – afirma o presidente da Rioluz, Bruno Bonetti.

Conheça o programa Luz Maravilha

O programa Luz Maravilha é uma iniciativa da prefeitura do Rio por meio de parceria-público-privada que prevê a modernização de todo o sistema de iluminação pública da cidade até 2022. Serão ao todo 450 mil pontos de luz substituídos por LED, que garantem economia de 60% com gasto de energia e maior qualidade de iluminação. O programa contempla também a modernização de todos os postes da Rioluz, que somam 15% dos postes da cidade.

A parceria também conta com a implementação de serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; cinco mil pontos wi-fi; quatro mil sensores de resíduos sólidos em bueiros; e 6.000 sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego.