ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

Prefeitura leva moradores do Pechincha ao BioParque

Durante a visita guiada os participantes exploraram as diversas atrações do BioParque

Prefeitura leva moradores do Pechincha ao BioParque
Os visitantes ficaram encantados com as atrações do BioParque – Prefeitura do Rio

Um grupo de 43 moradores da comunidade da Rua Benevente, no Pechincha, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade, teve a oportunidade de visitar o BioParque do Rio, antigo Jardim Zoológico, em São Cristóvão. O programa foi organizado pelo projeto Turistando com a Comunidade, iniciativa da Prefeitura do Rio, desenvolvida pela Secretaria de Ação Comunitária (Seac).

– O Turistando com a Comunidade promove o acesso a locais que simbolizam a arte, a cultura e a história da nossa cidade. O projeto estimula a socialização e o empoderamento por meio de novas vivências que contribuem para a qualidade de vida e o desenvolvimento de seus participantes – destacou a secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha.

Durante a visita guiada, que durou cerca de duas horas, os participantes exploraram as diversas atrações do BioParque, como a Ilha dos Primatas, a Savana Africana, a Vila dos Répteis, o Jardim de Burle Marx e a Alameda Macaco Tião. O grupo também admirou mais de 140 espécies existentes no local. O passeio foi enriquecido com conhecimentos sobre fauna, flora e conservação ambiental. O parque foi reinaugurado em 2021 e é uma concessão da Prefeitura do Rio ao Grupo Cataratas.

– Foi uma grande oportunidade poder desfrutar de um lugar tão agradável como esse. É uma iniciativa importante porque permite aos moradores de comunidades conhecerem os pontos turísticos da cidade – comentou Regina de Souza, de 59 anos, que ficou encantada com o espaço.

Outra integrante do grupo, Stefany Domingos, de 12 anos, falou de sua alegria ao retornar ao parque:

– Gostei muito de voltar aqui. Os animais selvagens são lindos e fiquei encantada com o colorido das aves – disse.

O Turistando com a Comunidade foi lançado em dezembro de 2021 e já promoveu 193 visitas guiadas a pontos turísticos do Rio, beneficiando 5.868 pessoas de 131 favelas e comunidades com baixos índices de desenvolvimento social. Os próximos roteiros previstos para esta semana são o Museu de Arte do Rio (MAR) e a Roda Gigante Yup Star, ambos na Zona Portuária.

O BioParque

Localizado dentro do Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, o BioParque foi reinaugurado em 2021 pelo prefeito Eduardo Paes, em parceria com o Grupo Cataratas. O local, que antes era o antigo Jardim Zoológico, foi remodelado e apresenta um conceito de zoo contemporâneo numa área de 60 mil metros quadrados, priorizando o bem-estar dos animais e a conservação das mais de 140 espécies presentes. A atração funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A venda de ingressos é feita exclusivamente no site do parque.