A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, ente vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, trabalha na limpeza e no desassoreamento do Rio Grande, na Cidade de Deus. O investimento é de R$ 2,7 milhões do município na prevenção de enchentes e alagamentos. Os trabalhos têm previsão de término até dezembro.
Mais de 60 mil toneladas de material assoreado já foram retiradas do canal, o que representam mais de 5 mil caminhões. Quatro escavadeiras hidráulicas trabalham na limpeza do rio, ao longo da Avenida Cidade de Deus, no trecho da Avenida Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes até o encontro com o Rio Arroio Fundo.
O presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, destacou que o desassoreamento do Rio Grande trará melhorias significativas no escoamento das águas pluviais das localidades do entorno do rio, como a Cidade de Deus e que os serviços beneficiam a extensão de 2.100 metros de rio. Destacou, também que a expectativa é de que sejam retiradas cerca de 70 mil toneladas de material do canal, o que equivale a mais de 5.800 caminhões basculantes.
– A limpeza do Rio Grande é importante para a região. Estamos organizados para terminar os serviços até o fim deste ano para estarmos mais preparados para as chuvas de verão. A Prefeitura está fazendo intervenções muito relevantes para prevenção de enchentes e alagamentos – afirmou a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo.