ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

GET: O novo método de ensino participativo

banner get prefeitura rj

Conheça o GET: Ginásio Experimental Tecnológico. Um novo modelo de ensino e aprendizado participativo, que integra diversas áreas do conhecimento: ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, além de atividades de robótica.

Os Ginásios Educacionais Tecnológicos, GETs, fazem parte de uma nova concepção de escola do século XXI: um local de inovação didático-pedagógica, experimentação do conhecimento e colaboração ativa de seus sujeitos. Por meio da abordagem das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (da sigla inglesa STEAM) e da cultura “mão na massa”, esses movimentos estão alinhados às tendências mundiais de aproximação da educação escolar ao contexto do aluno, inspirando-o pela resolução de situações-problema do seu cotidiano na sociedade atual.

Essas unidades escolares dispõem de um colaboratório, espaço que funciona como um convite à transformação de práticas e rotinas pedagógicas, ampliando as possibilidades de implantação da educação colaborativa. Para isso, contam, entre outros, com os seguintes recursos:

–  Papelaria e Aviamentos (material de costura) – papel, fita crepe, cola de tecido, cola quente, cola comum, linha, barbante, massa de modelar, tinta de tecido, tinta guache, feltro, tecidos e outros;

–  Ferramentas e Maquinários– máquina de costura, TV, som, projetor e marcenaria (furadeira, lixadeira, apenas para escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental).

– Informática – notebooks, tablets, impressora 3D, impressora de corte, placa de robótica e software de programação.

Até o final de 2023, a cidade deverá ter 75 GETs, totalizando 200 até 2024, cerca de 20% das escolas, que atenderão alunos de todas as idades da rede municipal.

banner get prefeitura rj 2

Aprendizagem ativa e com sentido

Nesse processo, o aluno deixa de ser um receptor de conhecimento e torna-se o protagonista do processo de aprendizagem. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam se reconhecer plenamente como indivíduo ativo e cidadão, capaz de mobilizar operações cognitivas cada vez mais complexas e significativas que possibilitem ações e resolução de problemas em seu território.

Pilares do GET

– Aprendizagem mão na massa: aprender, por meio da criação, da investigação, da experimentação e da colaboração.

– Desenvolvimento integral: recursos e práticas que potencializam o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, social e cultural dos estudantes.

– Cultura Digital: democratizar o uso qualificado e responsável das tecnologias digitais para uma sociedade mais justa, equânime e desenvolvida.

– Sustentabilidade: responsabilidade com a coexistência harmônica entre os aspectos social, econômico e ambiental.

– Vetores de transformação: escolas incubadoras de inovação pedagógica para a rede de ensino, com a missão de inspirar boas práticas.

– Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) – Estas Tecnologias abrangem o uso de recursos digitais que possibilitam a conexão entre pessoas e ambientes com base no uso de dispositivos, tais como: computadores, tablets, celulares

– Pensamento Computacional – O pensamento computacional pode ser entendido como uma série de “processos de pensamento envolvidos na formulação de problemas e suas soluções”.

Formação continuada

A mudança de percepção do processo educacional nas escolas da Rede Municipal de Educação perpassa por uma ação de extrema importância que é a Formação Continuada dos docentes, coordenadores pedagógicos, equipes diretiva e gerências de educação das CREs. Visando atuar de forma eficiente e eficaz, a Secretaria Municipal de Educação vem fortalecendo parcerias internas (Escola de Formação Paulo Freire, MultiRio) e externas (Secretaria Municipal de Ciências e Tecnologia) com o objetivo de formar e atualizar os servidores envolvidos nos GETs para esse novo paradigma educacional.

Quer conhecer um pouco mais sobre os GETs? Clique aqui e acesse o site da prefeitura.

Onde encontrar os GETs na nossa região:

EM Desembargador Ney Palmeiro – Ens. Fundamental 1
R. Igarapé-Açu, 340 – Jacarepaguá

EM Dorcelina Gomes da Costa – Ens. Fundamental 2
Rua Ministro Gabriel de Piza, 544 – Pechincha

EM Atila Nunes Neto – Ens. Fundamental 1
Av. Otávio Malta, 846 – Anil

EM Azerbaijão – Ens. Fundamental 1
Avenida Tenente Cel. Muniz de Aragão, 1151 PAL 24.897 – Gardênia Azul

EM Pio X – Ens. Fundamental 2
R. Serra Negra, 103 – Tanque