ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

Navezinha Carioca é inaugurada em Rio das Pedras

Navezinha Carioca é uma versão reduzida das Naves do Conhecimento, onde é oferecido acesso gratuito à internet, oficinas, palestras e cursos de qualificação.

Navezinha Carioca do Rio das Pedras
A Navezinha Rio das Pedras está localizada na sede do Projeto Social Semeando Amor – Gui Espíndola/SMCT

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Uniperiferias, inaugurou, nesta segunda-feira (1/4), a Navezinha Carioca Rio das Pedras, na Zona Oeste. O espaço surge como uma iniciativa inovadora com o objetivo de promover gratuitamente a democratização do conhecimento, a inserção no mercado de trabalho, explorando os potenciais do segmento de tecnologias, por meio de cursos, oficinas e eventos para a população.

A Navezinha Rio das Pedras está localizada na sede do Projeto Social Semeando Amor, na Rua Espada de São Jorge nº 405. O espaço conta com notebooks e equipamentos de audiovisual para os usuários. O projeto Navezinha Carioca, em parceria com a Uniperiferias, prevê a implantação de cinco unidades ofertando ao menos 350 cursos e oficinas que atenderão mais de 5.300 pessoas em um ano.

– A Navezinha Carioca é uma importante conquista para todos os cariocas. Esse projeto oferece gratuitamente acesso à tecnologia e cursos de formação para a população. A ideia é que as navezinhas estejam presentes em toda cidade do Rio – afirmou a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

As Navezinhas Cariocas são versões reduzidas das Naves do Conhecimento, que contam com nove unidades localizadas nas regiões Norte e Oeste da cidade do Rio, oferecendo acesso gratuito à internet, oficinas, palestras e cursos de qualificação em várias áreas voltadas para profissões do futuro.

As Navezinhas são implantadas em regiões periféricas da cidade em territórios com índices de vulnerabilidade social, com foco na realização de estratégias formativas em novas tecnologias, games e audiovisual, tendo como premissa a democratização do conhecimento, a fim de que todas as áreas da cidade tenham acesso às oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais, através de cursos, oficinas e eventos.

– É indiscutível que tecnologia é uma ferramenta poderosa para pensarmos futuros para a cidade do Rio de Janeiro, e pensar a cidade a partir das favelas certamente colabora com uma cidade mais plural e inclusiva – declarou o diretor na Uniperiferias, Felipe Moulin.

A unidade de Rio das Pedras é a terceira Navezinha Carioca inaugurada pela Prefeitura. As outras unidades estão localizadas no Complexo da Maré, no Instituto Vida Real, e no Campus Maracanã da UERJ, que atuará como extensão da Navezinha que será inaugurada, em breve, na quadra da Mangueira. Também está prevista a abertura de uma unidade na Rocinha.

Serviço:
Navezinha Carioca Rio das Pedras
Endereço: Sede do Projeto Social Semando Amor, Rua Espada de São Jorge 405, Area 1, Rio das Pedras.
Funciona: de segunda a sexta, de 9h às 17h.

Assuntos relacionados