ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

Prefeitura inaugura o abrigo Haroldo Costa na Taquara

Haroldo Costa
O abrigo Haroldo Costa tem capacidade para 200 pessoas – Beth Santos/ Prefeitura do Rio

A unidade recebeu o nome de Haroldo Costa por tudo o que ele representa para o Brasil, seja como ator ou na sua paixão pela cultural ou no combate à discriminação racial.

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, inauguraram, nesta terça-feira (25), a Unidade de Reinserção Social Haroldo Costa (URS), na Taquara. Com espaço para até 200 acolhidos, entre idosos e homens adultos, a unidade foi incorporada à rede da Assistência Social depois de servir de forma emergencial durante a pandemia de covid-19. Aos 91 anos, o ator, escritor e produtor Haroldo Costa participou da cerimônia.

– Ao se fazer política pública de assistência social, você olha para a população mais vulnerável e não tem jeito: ou você olha para o drama de cada indivíduo ou você não consegue resolver. Que esse espaço possa dar perspectiva de futuro para as pessoas que enfrentaram suas dificuldades. Todos estamos sujeitos a enfrentar essas dificuldades na vida e tudo que a gente precisa é de um carinho, de uma mão amiga – afirmou o prefeito do Rio.

A vacinação da população em situação de rua contra a Covid-19 também teve início na URS Haroldo Costa, que vai ter 140 de seus 200 usuários imunizados – os outros 60 são idosos e já foram vacinados. Anunciado pela Prefeitura semana passada, o objetivo é vacinar aproximadamente 6 mil do total de 7.272 pessoas em situação de rua, de acordo com o censo realizado em 2020. A imunização ocorrerá dentro dos abrigos e também nas ruas, realizada por sete equipes dos Consultórios de Rua da Secretaria de Saúde.

– É com muito orgulho que entregamos esse espaço que já se tornou referência em Assistência Social. Aqui oferecemos atendimento humanizado, com biblioteca, horta e cursos de qualificação. E para completar o dia de hoje conseguimos a vacinação para a população em situação de rua – completou Laura.

Os primeiros usuários vacinados contra a covid-19 confirmam que não pretendem voltar para as ruas e revelaram a esperança de alcançar um futuro melhor.

– Conheço muitos abrigos, já fui e voltei de vários, mas aqui eu fiquei. Tenho problema com drogas e com a família. Mas, aqui, o espaço é bom, alimentação é boa e estou recuperando meus documentos para refazer minha vida – contou Dener Freitas de Meireles, 58 anos, o primeiro a ser vacinado.

Essa unidade foi aberta emergencialmente em setembro de 2020 por causa da pandemia. Em espaço amplo que conta com área verde e campo de futebol, a unidade se divide em três áreas de convivência, horta terapêutica e ambientes de atendimento para usuários que tiveram vínculos familiares rompidos ou fragilizados. A sua equipe é multidisciplinar, envolvendo assistentes sociais, psicólogos, profissional de educação física, pedagogo, educadores sociais e equipe de enfermagem.

Tanto o prefeito quanto a secretária exaltaram a escolha de Haroldo Costa para dar nome à URS, por tudo o que ele representa para o Brasil, seja como ator ou na sua paixão pela cultural ou no combate à discriminação racial. O homenageado não escondeu a emoção.

– Agradeço essa homenagem ao prefeito e a querida Laura Carneiro. Recebo essa homenagem com prazer, humildade e coração aberto. É preciso reconhecer que o prefeito investe no lado escuro da sociedade – frisou Haroldo Costa, que visitou o abrigo depois da cerimônia.

Haroldo Costa
Prefeito Eduardo Paes cumprimenta o jornalista Haroldo Costa – Beth Santos/ Prefeitura do Rio

Haroldo Costa

Haroldo Costa foi aluno do Pedro II e atuou no efervescente movimento estudantil na década de 40. Começou a carreira no Teatro Experimental do Negro, fundado por Abdias Nascimento, ao lado de nomes como Ruth de Souza, Grande Otelo e Milton Gonçalves, e foi o primeiro negro a atuar no Teatro Municipal, ao protagonizar o clássico Orfeu da Conceição. Participou da inauguração da TV Globo, em 1965, e dirigiu estrelas do porte de Dercy Gonçalves, Chacrinha e Moacyr Franco. É autor de diversos livros, como “Salgueiro: Academia de Samba” (1984), “100 Anos de Carnaval no Rio de Janeiro” (2001) e “Ernesto Nazareth – Pioneiro do Brasil” (2005). Também assinou a produção de grandes espetáculos musicais sobre o samba.