ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

Saiba como consultar e como receber o saque emergencial do FGTS 2020

saque emergencial

Toda pessoa que possuir saldo em contas ativas e inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá consultar o quanto e quando vai receber o saque emergencial de até R$ 1.045.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o pagamento será em depósito na conta Poupança Digital Social, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. O depósito terá início no dia 29 de junho e o saque ou transferência a partir do dia 25 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Como consultar

Para realizar a consulta para saber o valor e a data em que o dinheiro será creditado, o trabalhador deverá acessar o site www.fgts.caixa.gov.br ou entrar em contato com a central de atendimento Caixa no telefone 111. A consulta também poderá ser feita pelo Internet Banking da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.

Ao entrar no site, escolha a opção Saque Emergencial FGTS, sendo que você precisará informar o número do seu CPF ou NIS (número de Identificação Social). A seguir, será preciso informar a senha Internet, que é a mesma senha que o trabalhador usa para acessar seu extrato no site da Caixa. Não lembrando da senha, será necessário que você escolha entrar em recuperar ou cadastrar nova senha.

Logo após, será solicitado que o usuário informe um número de telefone celular para envio de informações por SMS. Posteriormente, o site exibe o saldo de uma ou mais contas até o limite de R$ 1.045, valor máximo para o saque definido na Medida Provisória 946.

Cancelamento do crédito automático

Ao consultar, o trabalhador tem a opção de clicar em “não quero receber”. Caso não escolha essa opção, tem até 10 dias antes do início do seu calendário de crédito na poupança social, para que sua conta do FGTS não seja debitada. o saque emergencial deve ser feito até 30 de novembro, data em que o valor retornará automaticamente para a conta do FGTS.

Caso o crédito dos valores tenha sido feito na poupança social digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 30 de novembro de 2020, os valores corrigidos serão retornados à conta do FGTS.

Calendário do saque emergencial do FGTS

Mês de nascimentoDepósito na poupança digitalDisponível para saque
Janeiro29 de junho25 de julho
Fevereiro06 de julho08 de agosto
Março13 de julho22 de agosto
Abril20 de julho05 de setembro
Maio27 de julho19 de setembro
Junho03 de agosto03 de outubro
Agosto24 de agosto17 de outubro
Setembro31 de agosto31 de outubro
Outubro08 de setembro31 de outubro
Novembro14 de setembro14 de novembro
Dezembro21 de setembro14 de novembro
Fonte: Caixa Econômica Federal