ícone de telefone
21 - 98188-2913
contato@guiajpa.com.br

Areninha Jacob do Bandolim e Biblioteca Milton Santos são reabertas

areninha jacob bandolin entrada
A Areninha Cultural Jacob do Bandolim está toda climatizada e ganhou palco externo – Samuel Barcelos

A Areninha Jacob do Bandolim e a Biblioteca Municipal Milton Santos, foram recentemente reinauguradas, oferecendo ao público um ambiente revitalizado, com novo mobiliário e acervo. A areninha, que, até então, tinha o formato de lona cultural, passou por uma ampla intervenção. A estrutura agora é de metal e o espaço está todo climatizado, com ar-condicionado. Os banheiros, os camarins e a cantina passaram por reforma. A sala de administração foi ampliada e o pórtico, padronizado. Além disso, o pátio foi reurbanizado, com instalação de novo gradil. A areninha ganhou também um palco externo, chamado Palco Doce de Coco.

A Biblioteca Municipal Milton Santos, agora parte do Programa Bibliotecas do Amanhã, contará com programação própria e se integrará aos preparativos para a Agenda Rio Capital Mundial do Livro, que terá início em abril de 2025.

O secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, destacou a importância da reinauguração das areninhas, como a da Pechincha, que transformam antigos espaços de lona em locais mais modernos e seguros, promovendo também a dinamização da economia local. “A areninha é um ponto de encontro e estímulo à produção cultural, além de ser um palco para artistas da região e um vetor de emprego e renda”, afirmou o secretário. Ele também ressaltou a relevância da biblioteca no contexto do título Rio Capital Mundial do Livro.

areninha jacob bandolin lona
A estrutura da Areninha agora é de metal – Samuel Barcelos

A cerimônia de entrega das novas instalações foi acompanhada de apresentações culturais, começando com o show Samba! Agoniza, mas não morre, um tributo ao sambista Nelson Sargento, que completaria 100 anos em 2024. O espetáculo, que conta com direção musical de Luís Filipe de Lima, foi viabilizado através do Edital Vivo o Talento, da Secretaria de Cultura.

Outras atrações incluíram uma apresentação de chorinho com o Grupo Regional Tocata do Rio e uma sessão de contação de histórias com Moysés Júnior, autor do livro O lugar secreto de Guinei, acompanhado de Suyan Machado.

Durante o evento, Calero também homenageou o Retiro dos Artistas, instituição que oferece apoio a artistas idosos em situação de vulnerabilidade financeira e emocional. Uma placa de reconhecimento foi entregue ao trabalho realizado pela instituição, que fica próxima aos novos espaços culturais.

O subprefeito de Jacarepaguá, Igor Augusto, ressaltou a felicidade da comunidade com a reinauguração da Areninha Jacob do Bandolim e da Biblioteca Milton Santos, destacando o impacto positivo desses espaços para o desenvolvimento cultural e social do bairro.